“Poeme-se”

2016-07-20 11.54.54

Olá!!!

Acabei de perceber que o facebook tem um lugar para colocar sua “biografia”, onde você “descreve quem você é” em 101 caracteres…

Mas vocês se deram conta do quão louco é isso? Quem, realmente, se descreve em 101 caracteres? Será que alguém consegue resumir-se em 101 caracteres?

Eu poderia colocar uma frase de impacto, tipo : “Eu sou do mar” ou, mais verdadeira ainda: “O Mar não gosta de ser domado”. E ainda sim as pessoas dificilmente entenderiam o porquê de eu ter escolhido essas frases em especial. Além de, com toda razão, acharem super cafona e arrogante da minha parte. Existe outra, nascida das entranhas quentes e úmidas de Neruda, que faz eu me sentir tão dentro do meu “eu” mas que, provavelmente, passaria como uma sombra distinta à maioria de vocês. Afinal, que coisa mais ridícula seria eu tentar me descrever usando a genialidade de outros, né? Quem sou eu na fila do pão?! Me descrever como Neruda? Por favor, tenha dó… rs

Perdoem se pareço meio louca, deve ser a hora… Quando estamos com sono e não podemos dormir — estou tentando escrever um trabalho para um Seminário — a mente meio que busca conforto nessas divagações… Só me surpreendeu que alguém tivesse tido a ideia de se reduzir em 101 caracteres; uma proeza que eu, mesmo pequenina de vida e de passos, não consigo fazer.

Pensei muito sobre como eu me descreveria. Um exercício extraordinário, pela justeza do ego, a incredulidade do superego e a tentação dos rótulos. Cheguei à conclusão de que não existe resposta única e absoluta para essa questão. Eu sou a Gabi para muitos, a Bi para alguns e a Bibi para outros. ASSIS para a Academia, se um dia eu conseguir entrar nela. Eu sou a liz pro leitor que me descobrir a esmo pelas internet da vida. Sou Aquela que tem a torcida do Shippo. Fui e sou a 002 das Três do TED. Fui A Representante durante algum tempo, mãos cheias de carteirinhas laranjas todas as manhãs. Fui a Rainha das cores para meu amado Guardião de Promessas. Sou e fui a Lua para os que me viram de alma desnuda uma vez. Para uns poucos, amantes da Natureza do mundo dentro das pessoas, eu posso ser A Que tem o Sal no Sangue, nascida e indomada por ordem do Mar, e por isso fui tinhosa diante de alguns obstáculos na vida. Fui a Noite que sente saudade do vento para uma pessoa. Sou uma flor cheirosa que de tão querida virou sagrada ao meu primeiro amor. E muito mais. Fui e sou tanta coisa, tanta gente, tanta metáfora funda e poesia torta — de versos destoantes, sem métrica nem rima — que é tão complicado pra mim conseguir me conter em 101 caracteres! Tentando fazer isso com algumas pessoas que conheço, percebi que é difícil eu resumi-las assim também.

Faça esse exercício também, pra começar o dia: pense em quem você é e quem você já foi. Não em relação às suas conquistas e fracassos mas aos signos que te marcaram pra que você se olhasse no espelho e se reconhecesse.

Verão que é algo maravilhoso. Perturbador, mas maravilhoso. Apenas “poeme-se”.

Bom dia, gente.

Um comentário sobre ““Poeme-se”

  1. Sempre que preciso “me descrever”, sinto que tenho tanta coisa para falar e que ninguém iria ler, então me conformo com algumas linhas tímidas e genéricas, sem me aprofundar.

    E de modo algum acharia presunção se descrever pelas palavras de outro, como Neruda, por exemplo; os poetas resolvem se compartilhar com a gente e os lemos porque nos identificamos de algum jeito… mas é um exercício desafiador fazer isso de forma mais pessoal e íntima, porque essa descrição será uma poesia única, cada palavra encaixada perfeitamente em cada traço seu, e isso é maravilhoso.

    Vou tentar. 🙂

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

